Chá
Chá é o nome dado à infusão realizada a partir da planta com o mesmo nome, a camellia sinensis. Muitas outras bebidas feitas a partir de infusões de folhas de plantas, frutos ou árvores acabaram por ser conhecidas igualmente por "chá" (como é o caso dos populares chá de cidreira ou de limão), mas em termos precisos trata-se de algo diferente.
No que diz respeito ao chá propriamente dito, existe uma grande variedade de tipos e sabores, sendo possível agrupar os diferentes tipos de chá em quatro grupos, de acordo com a sua oxidação: chá preto, oolong, verde e branco.
Chá preto
É o chá mais popular. Tem um sabor intenso e a sua cor escura provém da oxidação intensa das suas folhas, o que leva também a que tenha o teor mais elevado de cafeína de todos os tipos de chá. Pode ser misturado com folhas de outras plantas, criando aromatizações diferentes e apelativas.
Chá Oolong
Este chá tipicamente chinês é internacionalmente conhecido pelo seu nome original, "oolong", que significa "dragão negro".
O chá oolong é caracterizado por uma oxidação variável, sendo considerado um "meio-termo" entre o chá preto e o verde.
É um chá muito especial, de sabor suave e aromático, que se deve beber simples, sem qualquer adição de leite ou açúcar.
Chá Verde
Igualmente proveniente da China, é o tipo de chá mais popular no oriente. È feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas sofrem pouca oxidação durante o processamento. Contém um teor muito reduzido de cafeína, e as suas propriedades medicinais são conhecidas há vários milénios.
Chá branco
Trata-se de um chá feito a partir de folhas ainda jovens (novos botões que cresceram) e que não sofreram os efeitos da oxidação. Por esse motivo, é também o que tem menor teor de cafeína. Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes.
Vulgarmente denominadas 'chá', temos as tisanas de plantas e as infusões de frutos
Tisanas de Plantas
Uma vez que a infusão de plantas não provém da planta camellia sinensis, não se pode dizer que se trate verdadeiramente de um chá.
Utiliza-se com frequência o termo "Chá de ervas" para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas (não necessariamente ervas - casca, folhas, flores, etc), das quais os exemplos mais comuns são: chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de menta, chá de limão, chá de flor de laranjeira, etc.
Tão populares e apreciadas como o verdadeiro chá, estas tisanas são tão ilimitadas quanto a variedade de plantas, frutos e árvores aromáticas que existem.
Infusões de Frutos
Feitas a partir de frutos, estas infusões podem ser servidas tanto geladas como quentes. Temos à sua disponíveis algumas misturas bem aromáticas e coloridas!
São ideais para um refrescante chá gelado ou até mesmo para serem usadas na preparação de doces e bolos.